Modelos de Cor
Para possiblitar a representação de cores de forma a que olho humano as reconheça é necessário que os sistemas informáticos possuam modelos de cor.
Os modelos de cor oferecem um sistema de coordenadas na qual uma determinada cor é identificavél por um e um só ponto.
Um modelo pode ser aditivo ou subtrativo:
no modelo aditivo a ausencia de cor representa a cor preta, enquanto que a mistura das cores vermelho verde e azul representa a cor branca.
no modelo subtrativo a ausencia de de cor representa o branco, e a mistura de cores representa o preto.
Imagem 1 |
Modelo RGB
É um modelo aditivo, que caracteriza as combinações das cores vermelho, verde e azul (red, green, blue).Cada uma das cores pode ser representada por quatro tipos de valore, os decimais (0; 1), inteiro (0-255), percentagem (0-100%) e hexadecimal (00-FF).
Este modelo é geralmente utilizado em monitores de computadores e ecrâs de televisão.
Imagem 2 |
Modelo CMYK
É um modelo que deriva do modelo CMY (ciano, magenta e amarelo) em que se adicionou o preto (black). É um modelo subtrativo que caracteriza as cores com a junção das cores primárias (ciano, mangenta e amarelo). Este modelo é utilizado em impressões em papel, por isso adicionou-se a cor preta para facilitar essa mesma impressão.
Imagem 3 |
Modelo HSV
É um modelo caracterizado pelas grandezas tonalidade, saturação e valor (hue, saturation, value).
A tonalidade é a cor pura com saturação e luminosidade máxima. Esta exprime-se através de um valor angular(0-360). A saturação é indica a intensidade da tonalidade variando na razão direta. A salinidade exprime-se em valores percentuais de 0 a 100% em que os valores mais proximos de 0 caraterizam cores acizentadas e mais proximos de 100 caracterizam cores puras. O valor transmite a luminosidade da cor e representa-se de 0-100%.
O modelo HSV é utilizado por artistas plásticos, por ser mais intuitivo e porque se obtem as cores através da combinação de tons e sombras, ao contrário do modelo RGB que só combina as cores.
Imagem 4 |
Modelo YUV
É um modelo definido por luminância (Y), e pela cromância da cor (U-azul; Y e V-vermelho). Este modelo pode ser usado na compressão de dados, porque consegue representar o preto e o branco apenas através da luminância poupando muito espaço par a informação. Este modelo é utilizado em ecrãs a cores em que os sinais pretos e brancos são mais facilmente separados através deste modelo.
Imagem 5 |
Sem comentários:
Enviar um comentário