Padrões de Codificação
Codificação de caractéres- é a conversão de texto, símbolos (e outros grafismos) que constituem um tipo de alfabeto ou outras formas de comunicação em números ou impulsos elétricos, com o objetivo de os armazenar em computadores e outros suportes digitais sob a forma de texto. Há varios processos de codificação. Cada um com o seu repertório de caracteres e símbolos.
Os processos mais antigos como o ASCII apaenas reconheciam um código de línguagem e os mais recentes, como o Unicode, que já reconhecem vários tipos.
Devido à necessidade de os computadores, na década de +60 necessitarem de comunicar uns com os outros criou-se o código ASCII. Este processo de conversão apenas reconheciam a língua inglesa, pelo que o seu repertório era limitado.
A tabela de ASCII utilizaconjuntos de 7 bits, para representar um conjunto de 128 caractéres diferentes.
Código Unicode- apesarda utilidade do código ASCII este possuia problemas. O mais grave era a sua falta de universalidade, por exemplo: se quisessemos escrever em Português num computador que possui-se ASCII, teríamos o problema de não podermos acentuar as palavras, pois o ASCII apenas reconhece a línguagem inglesa.
|
Braille |
Para ultrapassar este problema línguistico criou-se um código universal (Unicode). Os códigos Unicode permitem representar conjuntos de 4 bytes( 32 bits), que usam para represntar as linguagens modernas e clássicas. Este código permite a utilização de acentos e outros simbolos necessários para a linguagem